Como Comer Sementes de Chia

By Vinicius|outubro 19, 2016|Receitas|0 comments

A semente de chia é um alimento saudável que tem sido consumido há séculos. Você pode comer as sementes puras, mas por não terem um sabor forte, elas são normalmente misturadas a outros pratos. Aqui estão algumas idéias para você começar, além da receita de pudins e vitaminas que levam esse ingrediente que faz tão bem à saúde.

Sementes Cruas

900px-eat-chia-seeds-step-1

1 Polvilhe as sementes cruas no mingau de aveia, iogurte ou outro alimento molhado. Isso porque as sementes absorvem a umidade e tornam-se gelatinosas, incorporando-se bem a qualquer prato salgado ou doce.

  • Para o café da manhã, experimente polvilhar uma ou duas colheres de sopa de sementes de chia sobre o mingau, iogurte ou granola/cereal matinal com leite.
  • Para um lanche bem leve e cheio de proteínas, misture 1 ou 2 colheres de sopa de sementes de chia em uma xícara de queijo cottage ou ricota.
  • Misture as sementes de chia no recheio tipo patê dos sanduíches. Por exemplo, um recheio de atum ou ovo com maionese ou requeijão ganha fibras e ainda mais proteínas. Até mesmo o creme de avelã ou amendoim pode levar as sementes antes de serem passados no pão.

900px-eat-chia-seeds-step-2

2 Para manter a crocância das sementes, polvilhe-as sobre alimentos secos. Há quem prefira as sementes assim. Mesmo polvilhadas a alimentos úmidos, se não forem misturadas a eles, as sementes podem manter a crocância.

  • Salpique as sementes sobre qualquer tipo de salada.
  • Os pudins podem ser decorados com sementes de chia polvilhadas sobre eles.

900px-eat-chia-seeds-step-3

3 Disfarce sementes de chia em refeições de um prato só. Desta forma, até quem é bem chato para comer pode acabar consumindo as sementes sem perceber.

  • Misture as sementes de chia em saladas com maionese, como a de batata ou de macarrão. Adicione 1 ou 2 colheres de sopa de sementes de chia em uma tigela grande de salada de batata ou salada de macarrão e mexa bem para misturá-las aos outros ingredientes.
900px-eat-chia-seeds-step-4
4 Experimente acrescentar as sementes de chia na sua receita de barra de cereal.Misture 2 colheres de sopa de chia na sua receita preferida. Para uma barra de cereal preparada na panela, misture as sementes com uma xícara de tâmaras secas, ¼ de creme de avelã ou de amendoim, uma xícara e meia de aveia em flocos, ¼ de xícara de mel e 1 xícara de castanhas picadas. Leve essa mistura ao fogo até endurecer. Se preferir, você pode torrar os flocos de aveia antes de acrescentá-las à receita ou experimentar outras receitas de barras de cereal.
900px-eat-chia-seeds-step-5

5 Invente uma gelatina ou geleia de chia com sabor. Adicione as sementes de chia em frutas amassadas. Mais sementes de chia vão resultar em uma gelatina, enquanto menos delas vão resultar numa geleia. Vá experimentando com as quantidades até atingir a consistência ideal para o tipo de fruta usado e as suas preferências.

  • Para se ter uma noção do resultado que você vai obter, 1 xícara e meia de fruta amassada e meia xícara de sementes de chia misturadas juntas se transformam em uma geleia grossa.

Fonte: Wikihow

Comentários

comentarios