Suplementos Alimentares: A Importância de Buscar sua Procedência

By Vinicius|janeiro 11, 2017|Mercado 2017|0 comments

Com a expansão deste segmento no mercado, os avanços e inovações tecnológicas, o aumento do comércio internacional e, sabendo da importância sobre o assunto, é relevante a pesquisa sobre o tema, uma vez que a cada dia, novos suplementos alimentares são apresentados ao consumidor e, em muitos casos, vêm carregados de modismos. Estes suplementos são encontrados facilmente na internet, em lojas especializadas, farmácias, academias e, inclusive, em supermercados. Vendidos com o objetivo de complementar a dieta, pois, com a vida agitada que levam, muitas pessoas não conseguem consumir todos os nutrientes de que necessitam em sua alimentação, entretanto, os suplementos alimentares podem oferecer riscos. A recomendação é que os consumidores fiquem atentos quanto à sua procedência. Então, o que devo saber em relação aos suplementos alimentares e como escolher um produto seguro? Um dos requisitos para o comércio desses produtos no Brasil é seu prévio registro ou notificação de início de fabricação junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Vigilância Sanitária (VISA), seguindo regulamentos técnicos específicos para cada categoria.
A comprovação pré-mercadológica da segurança de uso é uma exigência legal estabelecida pela ANVISA para algumas categorias, com objetivo de proteger a saúde da população e reduzir os riscos associados ao consumo desses produtos.
Outro ponto chave é a verificação do rótulo do produto. Os rótulos estão nas embalagens dos produtos com a finalidade de informar ao consumidor sobre suas características e propriedades nutricionais. É uma forma de comunicação entre a Empresa e seus consumidores. Nele deve estar presente informações sobre sua composição e ingredientes, valor nutricional, restrições quanto ao uso, procedência do produto – identificação do fabricante, número de registro junto aos órgãos competentes, dentre outras informações.
O fato de um produto estar ou não de acordo com as especificações contidas em regulamentos e normas técnicas indica uma tendência em termos de qualidade e segurança desse produto.
Por fim, como se diz por aí, “A propaganda é a alma do negócio”. Procure identificar a Empresa da qual você está adquirindo o suplemento, verifique seu histórico no mercado, pesquise outros consumidores que já utilizaram seus produtos, se existe um bom pós-venda e assistência técnica, se mantém um bom atendimento a seus clientes, se procuram tirar suas dúvidas de forma clara, cortês e com respeito.

 

Por Charllane de Souza Velozo
Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade Brasileira UNIVIX, Espírito Santo. Responsável Técnica na Empresa Melcoprol Ind. Com. de Produtos Naturais Ltda. Pós-graduada em Vigilância Sanitária pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Comentários

comentarios

Share this Post:

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*